Publicado em Deixe um comentário

7 alimentos que deves ingerir para melhorar a imunidade baixa

7 alimentos que deves ingerir para melhorar a imunidade baixa

Ter uma alimentação equilibrada e saudável tem um impacto direto no nosso sistema imunitário. Por isso, quem não se alimenta adequadamente fica com a imunidade baixa e mais suscetível a doenças virais.

Tal como todos sabemos, estamos a passar por tempos difíceis devido à pandemia. Portanto, reforçar a proteção do nosso corpo é imprescindível e isto pode ser feito também através da alimentação.

Mais à frente vais conhecer 7 alimentos poderosos para melhorar o sistema imunitário e ajudar o corpo a combater agentes causadores de doenças!

Imunidade baixa: Inclui estes 7 alimentos na tua alimentação e reforça o teu sistema imunitário

Chamamos de imunidade a capacidade do organismo se defender de agentes causadores de doenças, como vírus, bactérias ou fungos. Quando temos a imunidade baixa, ficamos mais propensos a ter quadros infecciosos que podem ser leves ou graves.

Por isso, para manter este mecanismo de proteção natural sempre forte, a melhor solução é apostares em refeições que tenham todos os nutrientes necessários.

Isso porque os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunitário e protegem-nos contra doenças. Conhece agora os 7 alimentos que deves incluir nas tuas refeições!

1 – Alho e Cebola

Estes dois alimentos são a base de qualquer refeição e adicionam muito sabor a qualquer prato. Ainda fortalecem o sistema imunitário por serem ricos em vitaminas A, C, E e do complexo B, que são antioxidantes e também combatem o stress.

Além disso, contêm selénio e alicina, substâncias poderosas para fortalecer este sistema.  São compostos por outros elementos que atuam como poderosos anti-inflamatórios, antiparasitários, antivirais, antibacterianos e antifúngicos.

2 – Frutas cítricas

A vitamina C já é muito popular, especialmente para combater gripes e constipações. A ação antioxidante é o que contribui de modo significativo para melhorar a imunidade baixa.

Esta vitamina é encontrada em grandes quantidades nas frutas cítricas, como laranja, limão e abacaxi. Por isso, deves incluir estas frutas na tua alimentação, são uma excelente sobremesa!

3 – Gengibre

O gengibre é uma raiz muito conhecida pelo poder anti-inflamatório e termogénico. É rico em vitamina B6 e C, tem ação bactericida e é um forte aliado no combate das dores e inflamações da garganta.

Podes incluir o gengibre como tempero nas refeições ou também fazer uma infusão de chá.

4 – Salmão

O salmão é uma fonte rica em ômega-3, o que ajuda a manter o sistema cardiovascular livre de inflamações. Além disso, a substância ajuda a regular as células do sistema imunitário e possui propriedades anti-inflamatórias.

Aqueles que possuem uma dieta restritiva e não consomem peixe, podem também encontrar o ômega-3 no azeite e nas sementes oleaginosas, como nozes, chia e linhaça.

5 – Vegetais de cor verde-escura

Os vegetais de cor verde-escura, como brócolos, espinafre e couve, são ricos em ácido fólico. Este nutriente auxilia na síntese de glóbulos brancos, células responsáveis pela defesa do nosso organismo.

6 – Iogurte

O iogurte natural também é um excelente alimento para melhorar a imunidade baixa. Isso porque o consumo regular ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal, chamadas de probióticos.

Estes microrganismos contribuem para aumentar a imunidade. Isto porque ter um intestino saudável é essencial para eliminar do corpo o que não nos faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas.

7 – Própolis

Por fim, temos o própolis, que pode ativar a resposta do sistema imunitário a partir de estímulos a recetores específicos. Também contribui para a produção de citocinas, que regulam os mecanismos da imunidade.

Melhora a imunidade baixa através de uma dieta saudável e equilibrada com alguns dos alimentos que citei anteriormente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *