Os animais estão sempre a correr e brincar de um lado para outro. Por isso, dar banho ao cão é fundamental para deixá-lo limpinho e até mesmo livre de parasitas.
O problema é que nem sempre é possível dar banho com a frequência que gostaríamos. Especialmente quando falamos de animais de grande porte ou pelo longo, que exigem mais cuidados.
Mas, sabias que é possível facilitar este trabalho com a ajuda de um champô seco? Sim, eles também são comercializados especificamente para animais! Hoje vamos explicar quando o banho a seco é uma boa opção.
Dar banho ao cão com champô seco: Como funciona e em que situações é uma boa opção
Conforme mencionamos, dar banho ao cão regularmente é algo necessário para o animal ter uma boa higiene.
Mas, especialmente em dias de temperaturas mais baixas, cumprir esta tarefa acaba por ser difícil. Pois, assim como os humanos, os cães também podem sentir frio.
Essa é uma das situações em que vale a pena apostar no chamado banho seco. Este tipo de banho também serve para a limpeza da pele e dos pelos do animal, porém com produtos que não precisam de enxague.
Ou seja, não vais precisar de molhar o teu cãozinho em nenhum momento. Estes produtos são chamados de champôs secos, e podem ser encontrados facilmente em lojas de animais, lojas de produtos para animais ou aqui no site.
Geralmente, são disponibilizados em spray, mas também consegues encontrar versões em pó. Além de limparem bem, também deixam o teu amigo muito cheiroso!
Assim, durante o inverno dar banho ao cão com champô seco é uma ótima alternativa. Isto porque não é preciso expor o animal ainda molhado a temperaturas baixas, o que pode causar incómodo e doenças como a gripe.
Mas, além de ser uma boa solução quando as temperaturas estão mais baixas, o banho seco pode ser benéfico em:
- Cães que estão doentes
- Períodos de cuidados pós-operatórios
- Tratamento para algum tipo de ferimento
Como utilizar o champô seco para dar banho ao cão?
Depois de comprares o produto específico para o banho seco, é importante fazeres um teste para saberes se o teu cão não terá nenhuma reação alérgica ao produto.
Para isso, tens de aplicar um pouco do champô numa pequena área do corpo do animal e esperar 24 horas para verificar se houve alguma reação. Caso tudo esteja normal, podes dar-lhe banho com segurança.
Para usares eficazmente o produto, segue este passo a passo:
- Passo 1: Escova o pelo do animal para desfazer qualquer nó, principalmente nos animais de pelo longo
- Passo 2: Aplica o champô seco em todo o corpo do animal (menos na cabeça) e espera o tempo recomendado na embalagem. Neste momento, alguns produtos pedem para esfregar a pele do cão com as mãos ou uma toalha. Por isso, é importante leres as instruções
- Passo 3: Depois do tempo de ação, escova os pelos do animal novamente para retirar todos os resíduos de champô do corpo dele
Os banhos a seco são uma forma mais prática de deixares o teu cãozinho limpo durante mais tempo. Porém, é importante intercalar com os banhos tradicionais, com água e champô, que limpam completamente o animal.
A principal vantagem em utilizar o champô seco é que a gordura presente na pele do animal não é totalmente retirada, como ocorre nos banhos tradicionais. Essa camada de gordura é importante para proteger o cão contra fungos e alergias.
Portanto, faz um teste com o teu companheiro de quatro patas e opta por dar banho ao cão com um champô seco!