Publicado em Deixe um comentário

6 motivos pelos quais deves experimentar uma aula de yoga

6 motivos pelos quais deves experimentar uma aula de yoga

A pandemia está a ser um verdadeiro desafio para o nosso corpo e mente. Por isso, é muito importante arranjares uma atividade que te ajude a libertar as frustrações, como por exemplo uma aula de yoga.

Estar em quarentena, a preocupação constante com a possibilidade de ficar doente, a distância das pessoas queridas… Tudo isto pode levar à deterioração da saúde física e emocional.

Por isso, é muito importante cuidares de ti durante este período difícil e esta atividade é ideal para isso! Isto porque traz benefícios para o corpo, mente e espírito.

Se ainda não estás convencida, vou dar-te mais 6 motivos pelos quais deves experimentar fazer yoga.

Aula de yoga: Conhece 6 benefícios para a saúde do teu corpo e mente

A prática de yoga pode ser feita em diversas modalidades, contudo, todas possuem a mesma essência.

Ou seja, através de exercícios respiratórios, meditação e diferentes posturas, trabalham a consciência corporal, proporcionam relaxamento e reduzem o stress.

Além dos benefícios para a saúde mental, o corpo também sente os resultados do yoga. Isso porque ajuda a regular todos os sistemas do organismo.

Vê a seguir mais 6 motivos pelos quais deves experimentar uma aula de yoga.

1 – Fortalecimento do sistema imunitário

Praticar yoga vai estimular o sistema nervoso chamado de parassimpático. Isto proporciona um efeito calmante e relaxante, que por sua vez atua indiretamente no sistema imunitário, fortalecendo-o.

Isto significa que o corpo se torna capaz de combater vírus e bactérias de maneira mais rápida e fácil.

Além disso, ao fazeres a aula de yoga regularmente o corpo expulsa toxinas dos órgãos, o que permitirá uma melhoria adicional do sistema imunitário.

2 – Possui efeitos terapêuticos

Quem sofre com dores ou doenças nos ossos e articulações, pode beneficiar muito com o yoga.

Muitos estudos demonstram que um dos maiores benefícios desta atividade é aliviar (e até curar) as dores nas costas, a síndrome do túnel do carpo e as dores de cabeça.

3 – Reduz a ansiedade e o stress

A aula de yoga também é amplamente recomendada para aliviar o stress e a ansiedade, promovendo sensação de relaxamento.

Existem muitos estudos que demonstram que a prática pode diminuir a secreção de cortisol, a hormona do stresse primário. Portanto, pode proporcionar uma sensação de bem-estar.

Ou seja, estes exercícios são excelentes aliados para a saúde mental. Uma vez que ao unir movimentos do corpo com a respiração ajudam na diminuição das insónias, sintomas depressivos e até compulsão alimentar.

4 – Reequilíbrio do corpo

As posturas praticadas durante a aula de yoga trabalham diversos músculos e movimentos que promovem o equilíbrio corporal.

Quanto mais equilíbrio físico, melhor a estabilidade e a coordenação, o que reduz significativamente o risco de acidentes.

Este equilíbrio físico também vai auxiliar no funcionamento adequado de todos os sistemas internos e externos do corpo, proporcionando mais saúde.

5 – Melhora o sistema cardiovascular

Há também uma melhoria significativa no funcionamento do coração e pulmões. Uma vez que os exercícios regulam o sistema nervoso e melhoram a circulação sanguínea, batimentos cardíacos e pressão arterial.

A capacidade respiratória também melhora, devido aos exercícios de expansão dos pulmões e controlo da respiração.

6 – Melhora a qualidade de vida

Incluíres o yoga na tua rotina vai proporcionar uma melhoria na tua qualidade de vida.

A prática é capaz de proporcionar um estado de bem-estar físico e emocional que nos ajuda a enfrentar os momentos mais difíceis. Isso além de garantir uma vida mais saudável.

Experimenta fazer uma aula de yoga, percebe os benefícios e certamente irás inserir a atividade no teu dia-a-dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *