Posted on

Já ouviste falar da terapia com florais de Bach?

Já ouviste falar da terapia com florais de Bach?

Entre as muitas práticas de medicina alternativa encontra-se a terapia com florais de Bach, que é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quem conhece as terapias holísticas, certamente já ouviu falar nos florais, que são extraídos de plantas e flores. Tudo com o objetivo de serem administrados para equilibrar a mente e superar desafios emocionais.

Mais à frente vou falar detalhadamente sobre estes florais, explicando como funcionam, quais são os benefícios e o modo de usar.

Florais de Bach: Um método natural para tratamento de patologias emocionais

Os florais de Bach são resultado dos estudos e trabalho do médico inglês Edward Bach. Ao longo da sua carreira, o Dr. Bach ampliou a sua visão para além da medicina convencional, e passou a desenvolver uma nova forma de medicina natural.

Dedicou grande parte da sua vida, quase 20 anos, ao desenvolvimento de um tratamento para a saúde emocional e espiritual. Os resultados de tamanha dedicação refletem-se no seu sistema de 38 remédios florais.

Já naquela época, o médico compreendia a importância do bem-estar emocional para a boa saúde geral. Depois de várias pesquisas assimilou o estado de espírito positivo das flores como a solução para que possamos descobrir o lado positivo.

Com isso, podemos perceber que o objetivo destes florais envolve a restauração do equilíbrio emocional, de forma a que o indivíduo consiga aceitar e trabalhar as suas emoções.

Por exemplo, quando alguém sente medo, deve trabalhar a coragem, já quem sente muito stress deve melhorar a capacidade de relaxar. Só com estes ajustes é que é possível o corpo e a mente viverem em sintonia.

Como são obtidas as essências florais?

O processo de extração das essências pode ocorrer, basicamente, de duas formas: o método solar e o método de ebulição. Ambos criam a chamada “tintura-mãe”, que vai originar e integrar a composição dos florais de Bach.

  • Método solar: As flores são expostas durante três horas à luz do sol, num vidro com água mineral
  • Método de ebulição: As flores são fervidas numa panela com água durante meia hora

Após a extração, as essências são diluídas e recebem uma quantidade de álcool de cereais ou conhaque, com o objetivo de conservar a substância.

Como funcionam os florais?

O desenvolvimento e funcionamento dos florais parte do pressuposto de que as flores, assim como os seres humanos, possuem um potencial energético. Ou seja, contêm energias e propriedades vibracionais.

Os transtornos emocionais ocorrem quando o nosso corpo está em desequilíbrio energético. Assim, os florais atuam de forma a harmonizar novamente o bem-estar físico, emocional e mental.

Em suma, as essências florais têm como proposta equilibrar as emoções e realinhar as vibrações para situações positivas.

Quais são e como utilizar os florais de Bach?

Os 38 florais de Bach foram divididos em 7 categorias:

  • Medo
  • Insegurança
  • Perda de interesse
  • Solidão
  • Sensibilidade aumentada
  • Desesperança e desespero
  • Preocupação

Além dessas 7 categorias, podemos encontrar o chamado Rescue Remedy que consiste numa mistura desenvolvida pelo Dr. Edward Bach e combina 5 tipos de florais diferentes.

O Rescue Remedy pode ser administrado em casos de emergência causados pelo stress diário, para ajudar a ultrapassar situações pontuais, que sejam difíceis e stressantes.

É importante destacar que cada floral possui uma indicação de uso específica. Por isso, para escolheres a essência mais indicada para ti é sempre recomendado consultar um terapeuta floral, que irá avaliar cada caso.

Estes florais também possuem muitos benefícios, já que por serem naturais, podem ser usados por qualquer pessoa.

Certamente que os florais de bach são um método de tratamento alternativo que deve ser considerado por quem procura o equilíbrio emocional.

Já alguma vez optaste por este tipo de terapia?