Posted on

5 dicas para manteres o equilíbrio entre corpo e mente

5 dicas para manteres o equilíbrio entre corpo e mente

Mais do que nunca é preciso entender a importância de uma vida saudável e manter o equilíbrio entre corpo e mente. O cenário de pandemia tornou mais difícil obter essa harmonia.

Medos, incertezas e inseguranças tomaram uma boa parte dos nossos dias e pensamentos durante 2020. Mudanças de humor e de disposição foram uma constante, afetando a saúde física e também mental.

Porém, é importante garantires que estes sentimentos não tomem conta dos teus dias. E isso é possível ao equilibrares aspectos relacionados ao corpo e à mente. Queres saber como?

Para isso trago-te 5 dicas sobre como manteres o equilíbrio em todos os âmbitos da tua vida!

Corpo e mente: 5 dicas simples para manteres o equilíbrio

Encontrar o ponto de equilíbrio entre corpo e mente é um trabalho individual. Isso porque cada pessoa reage às experiências da vida de forma diferente.

Contudo, o resultado desse equilíbrio pode ser vivenciado através de sentimentos positivos, que nos proporcionam bem-estar físico e mental como paz, alegria, otimismo…

Para alcançar este objetivo, é preciso trabalhares o teu ser na sua totalidade. Ou seja, cuidando de aspectos físicos e mentais para viver de forma mais equilibrada. Deixo-te algumas dicas essenciais nesse sentido.

1. Tem uma dieta saudável e equilibrada

Já deves estar cansada de ouvir que uma boa alimentação pode transformar a tua vida. Parece clichê, mas é verdade. Uma dieta saudável e equilibrada vai proporcionar bem estar ao corpo e também à mente.

Os alimentos possuem propriedades que influenciam diretamente no funcionamento do nosso metabolismo. Podem inclusive estimular a produção de hormonas conhecidas por promover sentimentos prazerosos, como a serotonina.

2. Procura maior qualidade de sono

Dormires bem é tão importante quanto te alimentares bem para manter o equilíbrio entre o corpo e a mente.

Isso porque uma má noite de sono pode causar diversos transtornos nomeadamente:

  • Falta de concentração
  • Cansaço excessivo
  • Dores musculares
  • Stresse

É importante ressaltar que a qualidade de sono vai muito além de dormir 8 horas por dia. Para alcançar um sono reparador é preciso adotar hábitos que o favoreçam. Ter um quarto escuro e sem barulho, são dois bons exemplos.

Dormir bem é fundamental para que o corpo e a mente funcionem de maneira adequada e saudável.

3. Já pensaste fazer meditação?

A meditação é uma prática que desenvolve a consciência e o autoconhecimento e, portanto, é uma ótima aliada para equilibrar corpo e mente.

Incluires a meditação na tua rotina vai promover melhorias na concentração, reduzir o stresse e estimular o bem-estar como um todo.

Basta dedicares alguns minutos do teu dia à meditação, e vais perceber os resultados positivos em pouco tempo.

4. Não tenhas medo de te expressar

Muitas pessoas reprimem as suas emoções por achá-las negativas ou por medo do que os outros possam pensar. Isso é extremamente prejudicial e causa diversos males físicos e emocionais.

Não guardes para ti sentimentos nocivos que sabotam a tua paz interior e te fazem desenvolver pensamentos negativos.

Quando a mente não está bem, o corpo sente, e os reflexos disso podem ser sentidos na forma de transtornos como:

  • Gastrite
  • Ansiedade
  • Tensões na coluna
  • Dores de cabeça sem razão aparente

Expressa os teus sentimentos, experimenta a auto cura pela fala, seja com amigos, terapeuta ou com familiares. O importante é não silenciares ou reprimires emoções.

5. Exercita o corpo

A prática de atividade física também é uma recomendação muito comum, mas que infelizmente alguns ainda não levam a sério.

Os benefícios promovidos pelos exercícios físicos certamente já conheces. Mas acredita quando te digo que a tua mente também será impactada positivamente.

Assim como alguns alimentos, as atividades físicas auxiliam na produção e libertação de hormonas responsáveis pela sensação de bem-estar. É importante frisar que não precisas de te transformar numa atleta de um dia para o outro.

Começa aos poucos, com 30 minutos por dia, e faz algo que te dê prazer. Com o tempo e percebendo os benefícios para a saúde física e emocional, certamente este será um hábito que não vai ficar de fora da rotina.

Percebes como atitudes simples podem transformar a tua vida ao trazer o equilíbrio entre corpo e mente? Experimenta colocar essas dicas em prática, e sente a diferença de forma positiva!