Posted on

10 alimentos que deves inserir numa rotina de alimentação saudável e natural

10 alimentos que deves inserir numa rotina de alimentação saudável e natural

Não é novidade para ninguém que manter o hábito de ter uma alimentação saudável é fundamental. Principalmente para repor os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo.

Proteínas, hidratos de carbono, fibras, minerais, vitaminas… cada grupo alimentar tem a sua função específica. E, entenderes a proporção necessária para o bom funcionamento do corpo é elementar.

Se não tiveres uma alimentação saudável estarás mais propensa ao aparecimento de doenças como obesidade, diabetes, e muitas outras que podem ter como origem uma alimentação desequilibrada.

A seguir apresento-te 10 alimentos que deves inserir na tua rotina.

Alimentação saudável: 10 alimentos que deves incluir

Infelizmente, muitas pessoas ainda possuem uma dieta baseada em alimentos processados. Esses alimentos perdem muito da sua estrutura nutricional durante o processo de industrialização e não agregam praticamente nada ao organismo.

É hora de começares a mudar essa realidade, e introduzires uma alimentação saudável na tua rotina. Isso vai garantir-te mais saúde, disposição e longevidade.

Temperos e especiarias são ótimas fontes de nutrientes e proporcionam mais saúde, melhorando o funcionamento do organismo em diversos aspetos.

Além disso, a principal vantagem é que podem ser introduzidos facilmente na alimentação numa grande variedade de receitas.

A seguir, apresento-te 10 destes alimentos que trarão muitos benefícios quando incluídos no menu familiar.

1 – Curcuma

A curcuma é uma poderosa planta que vem da família do gengibre. É conhecida mundialmente devido às propriedades medicinais e ao uso culinário. Tem um sabor intenso e único.

É muito utilizada na medicina desenvolvida na Índia há cerca de seis mil anos. Também é utilizada no combate a constipações, sinusites, infeções bacterianas, alterações no fígado, diabetes, lesões, anorexia e reumatismo.

Inclui este tempero na preparação dos alimentos e aproveita todos os seus benefícios.

2 – Gengibre

Vegetal nativo da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina.

A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos. Isto acontece devido à sua ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório.

O gengibre também é um reconhecido alimento termogénico, que pode ser capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.

3 – Golden Milk

Para quem não conhece, Golden Milk é uma receita. É naturalmente dourada pela presença da curcuma, que está muito presente na culinária indiana pelas propriedades anti-inflamatórias e antibióticas.

Além da curcuma, a receita inclui mel, gengibre, cardamomo, canela, leite de coco e água.

Esta combinação autêntica aumenta os níveis de dopamina e serotonina. Neurotransmissores que te oferecem sensação de conforto e bem-estar, além de te ajudarem no controlo dos sintomas de stresse e ansiedade.

4 – Chai

Esta também é uma bebida tradicional da Índia, composta por especiarias como o gengibre, canela e noz moscada.

O chai ajuda a fortalecer a imunidade, pois é feito com ingredientes naturalmente anti-inflamatórios. Além disso, previne a ação de radicais livres, os quais provocam o stresse oxidativo e o envelhecimento precoce.

5 – Alho

O alho é um tempero inigualável e muito apreciado na culinária mundial. Além de tornar os alimentos ainda mais saborosos, também traz diversos benefícios para a saúde.

Apresenta compostos que têm papel no controlo do colesterol total, pressão arterial, além de auxiliarem no combate a vírus, bactérias e fungos.

6 – Orégãos

O orégão é uma erva também muito usada na culinária para realçar o sabor e aroma dos pratos em geral. E, curiosamente, pode ser consumido em forma de chá.

Os benefícios são diversos. Incluem o fortalecimento do sistema imunitário, auxílio da digestão, evita a retenção de líquido e desidratação, ação antibacteriana e anti-inflamatória, aliado no tratamento da insónia.

7 – Tomilho

O tomilho é indispensável na dieta de quem precisa melhorar a imunidade. Isso ocorre porque o alimento é rico em vitamina C, que ajuda a estimular a produção de glóbulos brancos (leucócitos) no organismo.

Para além disto aumenta a produção dos glóbulos vermelhos, devido à presença de ferro e de outros minerais. A erva também é indicada para melhorar a circulação sanguínea.

8 – Pimenta preta

Esta poderosa especiaria, também muito utilizada na culinária em geral, ajuda a reforçar o organismo com minerais. Como por exemplo o potássio, para controlar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, e o cálcio, para fortalecer os ossos e os dentes.

Além disso, a pimenta preta também pode estimular a memória e atividades cognitivas. Isso ocorre devido à presença da piperina, substância que estimula as comunicações nervosas.

9 – Noz moscada

A noz moscada que é um excelente condimento desintoxicante, também é rico em vitaminas do complexo B. Graças a isto é muito benéfico para o sistema nervoso central, ajudando em questões associadas à memória.

10 – Canela

A canela é rica em fibras, ajudando o sistema digestivo a funcionar bem e garantindo uma melhor absorção de nutrientes. Além disso, proporciona mais saciedade ao corpo, evitando a compulsão alimentar.

A especiaria também é considerada um expetorante natural, pois ajuda a reduzir infeções nas vias respiratórias. A par disso é também um reforço no combate a gripes e resfriados.

Tenta incluir estas especiarias numa rotina de alimentação saudável. Acredita, vais sentir logo a diferença no teu sistema imunitário!