Acupuntura, aromaterapia, homeopatia… Provavelmente já ouviste falar de algumas técnicas de medicina natural. Porém, poucos conhecem as verdadeiras práticas que envolvem este tipo de tratamento.
Muitos evitam estas opções porque as consideram pouco eficazes em comparação à medicina convencional. Mas, a verdade é que estes tratamentos são muito benéficos e podem ter resultados fantásticos.
Neste artigo vou explicar em que consiste este tipo de medicina, bem como apresentar 5 terapêuticas que certamente vais querer experimentar.
Medicina natural: Conhece 5 tratamentos alternativos com os quais podes beneficiar
Medicina natural são práticas e procedimentos que não são considerados parte integrante da medicina convencional.
As terapias naturais como massagens, medicamentos homeopáticos, meditação, yoga e acupuntura, são consideradas partes deste tipo de medicina. Estas práticas têm como objetivo complementar a medicina tradicional.
O principal diferencial destes métodos terapêuticos é tratar o paciente como um todo. Ou seja, envolvendo as características físicas, mentais, emocionais e espirituais.
Os procedimentos usados são diferentes dos tratamentos hospitalares. Atualmente estas opções têm ganho cada vez mais espaço. Isso porque muitos pacientes procuram alternativas a medicamentos e tratamentos invasivos.
A seguir apresento 5 tipos de tratamentos da medicina natural e os seus benefícios. Continua a leitura!
1 – Homeopatia
A homeopatia é um tratamento que se foca no paciente e não na doença. O mesmo estimula o organismo a processar a auto cura.
Ao utilizar medicamentos homeopáticos, o paciente faz um tratamento que não é agressivo para o organismo. Em suma, esta é uma ciência que utiliza medicamentos diluídos capazes de promover a harmonia e o equilíbrio da energia vital do organismo.
Este pode ser utilizado para as mais diversas doenças e transtornos. Temos como exemplo, asma e bronquite, sinusite, gripe, tosse, reumatismo, depressão e ansiedade, excesso de peso…
Alguns dos benefícios que posso destacar são:
- Proporciona cura rápida, suave e duradoura
- Não causa intoxicação medicamentosa
- Estimula as reações de defesa do organismo
- Valoriza a pessoa como um todo e não apenas os sintomas da doença
- Pode impedir ou retardar a manifestação de doenças hereditárias
2 – Aromaterapia e Terapia Floral
Ambas consistem em métodos diferentes da medicina natural. Porém são uma combinação perfeita, especialmente ao criar uma mistura para equilíbrio emocional.
Os óleos essenciais são derivados de partes reais de uma planta. O mesmo é extraído das flores, folhas, sementes, raízes e cascas.
Já as essências florais são preparadas através da infusão da energia vital da flor. Depois a flor é colocada em água pura e preservada com uma glicerina vegetal orgânica através da ação da luz do sol ou da lua.
As essências florais podem ser tomadas internamente, sob a língua ou na água. Já os óleos essenciais são mais comumente usados em difusores.
O tratamento de Aromaterapia com florais pode ser utilizado em conjunto para amenizar sintomas físicos e emocionais, como:
- Depressão
- Ansiedade
- Desânimo e falta de objetivos na vida
- Insónia e dificuldade em dormir
- Bipolaridade
- Período e menopausa
- Desequilíbrio hormonal
- Dores de cabeça
- Alergias
- Problemas de circulação
3 – Rebirthing Breathwork ou Rebirthing Breathwork
Breathwork é um termo em inglês, equivalente a algo como terapias de respiração. É usado para descrever qualquer terapia que utilize a prática de exercícios respiratórios. Na sua essência, esta técnica ajuda na melhoria da saúde mental, física e espiritual de um indivíduo.
Os objetivos do rebirthing breathwork costumam passar por: apoiar a pessoa na ampliação de consciência e na capacidade de auto cura. Muitas vezes esta terapia está associada a relatos de melhoria de estados emocionais e psíquicos.
As abordagens de terapia da respiração envolvem práticas que costumam alterar o estado de consciência. Isto acontece através de exercícios de respiração voluntária com um longo período de duração.
Esta terapêutica da medicina natural pode ser explorada por quem sofre de:
- Ansiedade
- Dores crónicas
- Dificuldades com expressão de raiva
- Depressão
- Traumas
- Lutos e perdas
4 – Dermatologia Natural
A dermatologia natural envolve uma análise global do paciente tendo em conta fatores muito importantes. Os fatores considerados são: estado emocional, stress, qualidade do sono e alimentação. Só depois desta análise é que se define o tratamento para a pele.
Este método consiste na prescrição de cosméticos, de preferência naturais ou orgânicos. Por vezes também são dadas orientações em relação a terapias complementares como meditação, técnicas de respiração e nutrição.
É dada especial atenção à alimentação, uma vez que na dermatologia natural a pele também é tratada “de dentro para fora”.
Ou seja, prioriza-se uma alimentação rica em nutrientes que combatem os radicais livres do organismo, os quais, em grande quantidade, podem envelhecer as células de forma mais precoce.
Alguns dos benefícios dos tratamentos dermatológicos naturais são:
- Uso de cosméticos naturais que não agridem a pele
- Uso de produtos ricos em nutrientes
- Sem substâncias químicas
- Tratamento sustentável
5 – EFT
Já alguma vez ouviste falar de EFT (Emotional Freedom Technique, Tapping Therapy ou Técnica de Liberação Emocional)?
De forma simples trata-se de uma das formas mais avançadas de Psicologia energética e tem como objetivo a transformação e cura emocional. Posso dizer que é uma forma de acupuntura psicológica. E aqui, em vez de utilizarmos agulhas, utilizamos as pontas dos dedos.
O EFT é especialmente interessante no alívio de problemas emocionais, nomeadamente:
- Mágoas
- Medos e fobias que tenham sido provocados por traumas
- Ressentimentos, raiva ou rancor
- Stress e ansiedade
- Emoções negativas ou traumas
- Problemas de insegurança e autoestima
Percebes como a medicina natural envolve diversas práticas que podem trazer maior qualidade de vida? Procura profissionais habilitados e experimenta uma das terapêuticas apresentadas para sentires os resultados positivos.