Posted on

Já pensaste em inserir a curcuma na tua alimentação?

Já pensaste em inserir a curcuma na tua alimentação

A curcuma é uma especiaria muito utilizada pelos povos da Índia. A par disso, nos últimos anos tem sido objeto de interesse de muitos estudos pelos seus inúmeros benefícios para a saúde.

A raiz alaranjada é comumente utilizada no universo gastronómico, sendo ingrediente de diversas receitas. Mas ficas a saber que também pode ser consumida de outras maneiras que potencializam ainda mais os seus benefícios.

Por isso, dou-te a conhecer as principais propriedades desta especiaria, e também algumas formas de a inserires na tua alimentação.

Curcuma: Tudo o que precisas saber sobre esta poderosa especiaria

Esta substância é muito poderosa devido à sua versatilidade, uma vez que os seus benefícios podem ser sentidos em diversas funções corporais.

É muito utilizada como tempero na culinária indiana, e é reconhecida pelos seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Ainda tem propriedades que protegem o sistema neurológico e cardíaco.

Vê a seguir os principais benefícios para a tua saúde.

1. Ação anti-inflamatória

Esta especiaria possui como principal componente a curcumina. Esta substância possui propriedades anti-inflamatórias que auxiliam na resposta imunitária natural do corpo.

2. Ação antioxidante

Esta especiaria tem também propriedades antioxidantes. Combate a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento das células e o desenvolvimento de doenças degenerativas.

3. Protege a saúde do coração

De acordo com estudos científicos, a suplementação à base desta especiaria pode contribuir para a redução do risco de doenças cardiovasculares. Isto porque a substância possui propriedades que auxiliam o bom funcionamento do coração.

4. Protege a saúde do sistema neurológico

A curcumina estimula o crescimento de novos neurónios, melhora a eficácia do sistema cognitivo e também da memória.

Além disso, estimula o aumento dos níveis dos neurotransmissores cerebrais de serotonina e dopamina. Estes elementos são responsáveis por regular muitas funções do nosso organismo, nomeadamente: humor, sono, apetite e até a temperatura corporal.

5. Saúde feminina (ciclo menstrual)

Mulheres que sofrem com sintomas relacionados com a TPM e o desconforto menstrual podem ter benefícios com o consumo desta especiaria. 

A raiz é capaz de reduzir o nível de cortisol e consequentemente de stress. Ainda aumenta as quantidades de estrogénio no organismo, o que ameniza os sintomas e desconfortos do período menstrual.

De que forma podes inserir a curcuma na tua rotina?

Apesar de ser mais comumente utilizada como tempero culinário, pode ser ingerida de diversas formas. É essencial frisar que a forma como a curcuma é ingerida, possui uma relação com a forma atuação no organismo.

Conhece agora algumas das principais maneiras de inserir esta substância na tua rotina.

1. Especiaria em pó

Como especiaria é a forma mais fácil e mais comum de ser encontrada. Pode ser utilizada em receitas e temperos variados, e também numa infusão de chá.

Na forma de especiaria, vai auxiliar principalmente na melhoria do sistema imunitário, funcionalidade das articulações, qualidade do sono e humor.

2. Golden Milk

O Golden milk é uma receita milenar cujo nome faz referência à sua cor e também ao seu valor nutricional. É naturalmente dourada pela presença desta substância.

Composto por diversas especiarias, o Golden milk atua na melhoria de doenças inflamatórias intestinais, como colite e gastrite. É considerada uma excelente bebida no pós-parto, prevenindo constipações, gripes e problemas respiratórios.

Além disso, pode tornar-se numa alternativa natural no tratamento da osteoartrite, amenizando a dor e melhorando a locomoção. A bebida também é muito apreciada pelos seus efeitos benéficos na concentração.

3. Suplemento à base de curcuma

Também pode ser consumida em cápsulas, como complemento nutricional. Desta forma é geralmente usada no tratamento de inflamações em geral, como nos dentes ou articulações. Além de melhorar os sintomas da gripe e constipação.

É importante destacar que como suplemento, é necessário consumir pelo menos 1000mg para que sejam sentidos os efeitos.

Não há como negar o poder desta especiaria, e as vantagens que pode proporcionar à saúde como um todo.