Posted on

Alguma vez ponderaste utilizar um copo menstrual?

Alguma vez ponderaste utilizar um copo menstrual?

Falar de menstruação aos poucos e poucos está a deixar de ser um tabu na sociedade. Graças a isso vemos cada vez mais inovações que tentam facilitar a vida das mulheres neste período que pode ser bastante desconfortável. E uma das novas invenções é o copo menstrual.

É uma opção que tem tido cada vez mais impacto, pois é uma alternativa reutilizável e que pode durar muitos anos. Contrariamente ao que acontece com os absorventes de utilização única.

Entre as diversas opções disponíveis no mercado, destaco o Ziggy Cup. É fabricado pela Intimina, uma empresa sueca. Este merece especial atenção graças ao design que garante conforto e liberdade às mulheres.

A seguir falo-te mais sobre este utensílio que promete ser uma solução revolucionária para as mulheres durante o período menstrual.

Copo menstrual Ziggy Cup: Tudo o que precisas saber

As mulheres estão a tornar-se cada vez mais adeptas do copo menstrual. Trata-se de um dispositivo confortável que oferece muitas vantagens em comparação aos absorventes descartáveis.

Por exemplo, os absorventes tradicionais podem causar uma série de alergias, seja pelas diversas substâncias químicas que possuem, pelo abafamento da região ou pelo contacto direto com a pele.

O absorvente interno também pode proporcionar desconfortos, uma vez que não absorve somente o fluxo menstrual. Este absorve também a humidade natural da vagina, podendo causar problemas de lubrificação.

Neste modelo de absorvente, basicamente 35% do que é absorvido é humidade do corpo e não sangue. Com a região ressecada, o algodão do dispositivo cria atrito com o interior da vagina e pode causar irritação.

Em contrapartida, o copo retém apenas o fluxo, não ressecando nem abafando a vagina, como fazem os tampões e absorventes externos descartáveis. Isso ajuda a diminuir o risco de infeções, pois inibe o crescimento de fungos e bactérias.

A capacidade de armazenamento é três vezes maior do que os absorventes internos que precisam ser trocados com menos frequência. Dependendo do volume de fluxo, pode ser esvaziado a cada 8 ou até 12 horas, oferecendo mais tempo de proteção e conforto.

Sobre o Ziggy Cup

Agora que já te contei os benefícios em geral de se utilizar o copo menstrual, vamos ao Ziggy Cup.

Graças ao seu design oferece mais simplicidade e praticidade para ser introduzido. Isso porque não possui dobras como os outros copos menstruais, o que facilita a colocação.

O formato de disco, além da facilidade de colocação, também permite que mulheres com colo do útero baixo ou assimétrico utilizem o produto. Coisa que não é possível com os modelos mais tradicionais.

Além disso, é o único copo reutilizável que pode ser usado durante as relações sexuais, também graças ao seu design inovador. Sobre as vantagens do Ziggy cup também posso destacar:

Alta durabilidade: É reutilizável e pode durar até dois anos. Uma alternativa sustentável em comparação aos absorventes descartáveis.

Fácil de limpar: Basta lavá-lo com água e sabão para que seja utilizado novamente.

Tamanho único: Isto facilita na hora da compra, pois não há dúvida em relação ao tamanho de copo ideal para ti.

Coletor de alta capacidade: O Ziggy Cup suporta até 77ml, portanto, é uma solução muito indicada para quem tem fluxo menstrual intenso.

Mais tempo de conforto: Dependendo do volume do fluxo, pode proporcionar até 12 horas de proteção.

Fácil de ser transportado: Possui estojo para o levares para todo o lado.

Material hipoalergénico: Feito com silicone grau médico e hipoalergénico.

Dica simples para limpares o teu Ziggy Cup

Se alguma vez te deparares com uma daquelas casas de banho onde não podes lavar o teu ziggy cup, podes preparar a seguinte solução:

Toalhitas caseiras:

  • 1/2 copo de água
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 gota de óleo essencial de tea-tree
  • 1 gota de óleo essencial de lavanda
  • 1 saco de plástico com fecho ziplock
  • Compressas de tecido não tecido de 10x10cm

Coloca a água, o azeite e os óleos essenciais num recipiente fundo e vai colocando as compressas até que a solução fique totalmente absorvida.

Coloca as tuas toalhitas no saco com ziplock e estás pronta!

Estas toalhitas podem ser usadas como toalhitas íntimas e para limpar o teu ziggy cup.

O Ziggy Cup é uma alternativa prática e confortável para o período menstrual. É uma ótima solução de copo menstrual que pode proporcionar-te mais liberdade e confiança!