Publicado em Deixe um comentário

Eliminar todos os vírus e bactérias da tua casa é um erro

E começo já de choque frontal, porque eliminar vírus e bactérias da nossa casa é mesmo um erro!

Vamos falar um pouco sobre este assunto das limpezas.

E o que são vírus e bactérias?

São microrganismos muito simples, que viajam pelo nosso corpo.

São como uma impressão digital, cada corpo tem o seu conjunto e são diferentes de pessoa para pessoa, de casa para casa e de lugar para lugar.

Vivem por aí e são extremamente necessários ao longo da nossa evolução enquanto espécie.

Dentro do nosso corpo, auxiliam a nossa evolução no que diz respeito à nossa imunidade adaptativa, conforme vai tendo contacto com os vírus e as bactérias exteriores.

Vivem no nosso corpo a tempo inteiro, faz em parte do nosso microbioma e nós somos a sua casa.

São necessário no nosso corpo em que medida?

Como habitam o nosso corpo, vão formando um pequeno exército para combater outros vírus e bactérias, oportunistas, que entram no corpo para adoecer e inflamar.

Eles dependem da nossa saúde para continuar a viver.

E não ficamos doentes com os nossos vírus e bactérias que nos habitam?

Não porque a sua constituição é diferente.

E ficar doente, não é mau de todo. É positivo do ponto de vista evolutivo, porque a nossa resposta a ataques externos, fica cada vez mais completa.

Temos, sim, que ter um sistema imunitário fortalecido para que nos possamos defender e aumentar a nossa imunidade adaptativa. Trata-se de um treino da nossa imunidade.

E nós podemos auxiliar esse treino através de bons hábitos de vida, de uma alimentação saudável e adaptada, de boas noites de sono, não intoxicar o nosso organismo quimicamente…

Os vírus e bactérias oportunistas, podem proliferar no nosso organismo?

Podem proliferar e causar inflamação se nós as alimentarmos. E estas são alimentadas quando consumimos açúcar.

A temperatura do nosso corpo é também um factor para que proliferem. Por isso, quando existe uma inflamação a temperatura sobre para os destruir.

Outro factor é a intoxicação ambiental e farmacológica, que vai eliminando o nosso microbioma, e deixando estas bactérias oportunistas entrarem facilmente, porque o nosso exército de bactérias está doente, desequilibrado.

Quando estes oportunistas entram dentro do nosso organismo, o nosso microbioma comunica com o cérebro que envia os seus glóbulos brancos, que consomem estes microrganismos patológicos.

Então e é mesmo necessário limpar tudo quanto são vírus e bactérias que estão em nossa casa?

Um redondo não!

As indústrias de produtos de limpeza, adoram mostrar-nos o quanto são horrorosos estes bicharocos, mostrando nos seus anúncios aqueles produtos maravilhosos vendidos para desinfetar todo o ambiente.

O que não nos dizem é que esses produtos são mais tóxicos e nocivos, quando comparados com o microbioma da nossa casa, ou seja, vírus e bactérias que aí existem.

Este microbioma da nossa casa, que é constituído por tudo o que anda pelo chão, pelos nossos animas de companhia, pelo que trazemos e levamos para fora de casa, é o nosso exército que nos vai ajudar a combater, novamente, os oportunistas que vão entrar em nossa casa, e que vão pôr alguém doente, animais de estimação ou pessoas.

É saudável esterilizar o nosso ambiente na cozinha?

Dois mitos que necessitam ser desfeitos:

  • Esterilizar o que for, assim que sai húmido, do esterilizador ou panela de água a ferver, entra em contacto com o ar, já está cheio de microrganismos. E ao pegares num pano para o limpar, então já tem três vezes mais;

Esterilizar, por isso, no ambiente da casa não vale de nada!

Mesmo para os produtos de bebé o que é importante estarem mais limpos que os restantes, limpar com água e produtos gentis, isso sim é essencial.

  • E limpar com desinfetantes a cozinha, também não vale a pena, por que limpas de manha, à tarde já todos se proliferaram. E pode acontecer, sim, um desequilíbrio causado por esses produtos, que são tóxicos, são demasiados concentrados, são usados em excesso. Uma infinidade de situação que será preferível não os usar.

Quando existe uma limpeza exagerada estamos a criar o terreno perfeito para os invasores, dado que o microbioma da casa, depois de desinfetado, pode não proliferar em tempo útil para combater estes microrganismos nocivos.

Algumas verdades sobre as bactérias:

  • As bactérias e vírus da nossa casa são um exército pronto para nos proteger;
  • Tem um papel na nossa nutrição, em que nos ajuda a assimilar mais nutrientes;
  • Têm um papel nos nossos pensamentos e nas nossas ações. Não seríamos o que somos hoje, sem estes microrganismos, que produzem reações químicas, que viajam na nossa corrente sanguínea, e que têm um impacto na nossa mente;
  • As nossas ações, pensamentos, atitudes, são influenciadas pela alteração do nosso microbioma, ou seja, por estes microrganismos.
  • Também, se aniquilarmos as nossas bactérias, estes microrganismos naturais, estamos a abrir a porta de entrada a outras variedades que não são endógenas, são perigosas e tiram proveito da ausência deste nosso exército natural que habita o nosso corpo.

É importante existir este equilíbrio natural, dentro do nosso corpo, para que exista níveis de saúde.

Podemos equiparar a uma floresta. Existem os animais que comem outros animais, quem coma a erva, quem coma os insetos, e são todos necessários. Ao aniquilarmos uma espécie, vamos desequilibrar todo o ecossistema.

Dentro do nosso corpo é igual, e quando existe um desequilíbrio, instala-se a doença.

Quando usamos desinfetantes das mãos, produtos de cosmética, higiene e limpeza da casa, que são tóxicos, vamos desequilibrar o nosso pequeno ecossistema em que vivemos e abrir as portas aos oportunistas.

Então e todos os vírus e bactérias não são prejudiciais?

Claro que não!

A maioria não são prejudiciais e até são necessários para a nossa vida.

Desde os nossos animais com quem convivemos, que nos trazem o seu próprio microbioma que vai enriquecer o nosso, o nosso endógeno que nos vai proteger dos oportunistas, protege-nos de algum alimento que tenhamos ingerido e que não seja tão saudável e até tem influência no nosso intelecto, na nossa maturidade e forma de ser, como já falámos. Vai aumentar, assim, a nossa imunidade.

Quando existe limpeza e desinfeção do nosso microbioma, este desequilíbrio vai refletir-se na nossa imunidade, no microbioma, na digestão, no pensamento, na memória, na pele, no sistema respiratório, em tudo.

Com a utilização destes produtos são, também, de certeza agravadas situações de doença como questões respiratórias, de pele, entre tantos outros, dada a sobrecarga química que estes contém, ficando todos suspensos no ar.

No Método Imunidade Guerreira, as nossas mães aprendem a substituir todos estes produtos, fazendo elas próprias os seus produtos.

Produtos estes feitos com consumíveis muito simples, para limpar, tirar calcário, bolores…tudo o que possas imaginar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *