Posted on

Já ouviste falar do kefir? Percebe como este super alimento te pode ajudar

Já ouviste falar do kefir? Percebe como este super alimento te pode ajudar

Se és uma pessoa que está sempre a par das novidades que beneficiam a saúde, certamente já ouviste falar do kefir. Apesar de agora estar a voltar a ganhar popularidade, este super alimento já existe há milhares de anos.

A sua história tem início, mais precisamente, com os povos nómadas nas montanhas do Cáucaso, que marca a fronteira entre Europa e Ásia. Estes povos colocavam fragmentos de uma substância na parede dos recipientes em que transportavam o leite.

Este pormenor fazia com que a bebida tivesse um sabor e consistência bastante agradáveis. Assim, os fragmentos encontrados no jarro foram batizados como grãos de kefir.

Continua a ler e descobre os benefícios e como podes fazer este alimento!

Kefir: O que é, como fazer e benefícios para a saúde

Basicamente, consiste numa cultura de micro-organismos que serve de base para produzir uma bebida fermentada. Como os grãos se multiplicam a cada preparo, a bebida pode ser feita e consumida diversas vezes.

É considerado um super alimento porque é classificado como simbiótico, ou seja, contém probióticos e pré-bióticos.

Os alimentos probióticos favorecem a quantidade de bactérias benéficas no intestino, diminuindo a quantidade de bactérias prejudiciais. Com a flora intestinal equilibrada, digerimos melhor os nutrientes e também melhoramos a imunidade.

Por sua vez, os alimentos pré-bióticos contêm tipos específicos de fibras que servem de “alimento” para as bactérias benéficas da flora intestinal. O que também favorece o funcionamento do sistema digestivo.

Podemos dividir este alimento em duas categorias, de acordo com a sua origem:

a) Kefir de leite

É possível obtê-lo através da fermentação dos micro-organismos do grão em leite. A textura da bebida é semelhante à do iogurte, porém com um sabor um pouco mais ácido.

A cada novo processo de fermentação, os grãos alimentam-se da lactose (o açúcar presente no leite), e multiplicam-se. Dessa forma, é sempre possível produzir novas bebidas.

b) Kefir de água

A produção é semelhante à do leite. Os grãos são colocados em água com açúcar mascavado para promover o processo de fermentação.

Produz bactérias e leveduras benéficas para o intestino, enquanto reduz o teor de açúcar da bebida.

É importante referir que os grãos são diferentes. Ou seja, cada tipo de kefir é feito com grãos específicos que dependem da água ou do leite. E, estes  não funcionarão da mesma forma se colocados, respetivamente, no leite ou na água.

Quais são os principais benefícios do Kefir?

Este super alimento pode auxiliar na melhoria da saúde como um todo. Os seus principais benefícios são:

  • Diminuir a prisão de ventre
  • Combater inflamações intestinais
  • Facilitar a digestão
  • Emagrecer
  • Combater a osteoporose
  • Prevenir e combater a gastrite
  • Fortalecer o sistema imunitário

Além disso, ajuda a equilibrar a flora intestinal, melhorando a absorção de nutrientes. Este fator torna-o num excelente alimento para pessoas que se submeteram a tratamentos com antibióticos e precisam de regular a função intestinal.

Como fazer

Preparar este alimento, tanto de água, quanto de leite, é bastante simples. Os grãos podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, ou partilhados por pessoas que já têm estes micro-organismos em casa.

a) Kefir de Leite

A preparação é muito semelhante à produção de iogurte natural de forma caseira. Podes utilizar qualquer tipo de leite, como o de vaca, de cabra e ovelha, ou os leites vegetais, de coco, arroz ou amêndoas.

Para 100 gramas, utiliza 1 litro de leite. Num recipiente de vidro coloca os grãos e o leite. A mistura deve ficar numa temperatura ambiente por aproximadamente 24 horas.

Após este tempo, o leite fermentado é coado para separar e recuperar os grãos que são adicionados a mais leite fresco, repetindo sempre o processo.

Existem opções líquidas que já estão fermentadas , no entando os processos de conservação acabam por eliminar os probióticos naturalmente presentes.

b) Kefir de Água

É feito utilizando chá, tisanas ou água mineral numa mistura com açúcar mascavado. Mistura 4 colheres de grãos num recipiente de vidro, com 1 litro de água e 60g de açúcar mascavado bem diluído.

O recipiente pode ser tapado com um pano e elástico, e deve ser mantido num local escuro, à temperatura ambiente, para fermentar durante 24 a 48 horas. Tem atenção ao tempo de fermentação, pois quanto mais fermentar, menos doce será a bebida. Após as 48h, os grãos começam a perder propriedades.

Após a fermentação, podes coar os grãos para usá-los na próxima fermentação. A bebida pode ser misturada com chás ou sumos de frutas, por exemplo.

A recomendação é consumir até 1L de kefir por dia. Aproveita para experimentar este probiótico natural e sente todos os seus benefícios!