Todo os dias eu recebo imensas perguntas de mães que querem cultivar nos seus filhos, uma Imunidade Guerreira.
Perguntas como, qual é o melhor pequeno almoço para o meu filho, que hoje vou responder aqui.
O melhor pequeno almoço para uma criança é um pequeno almoço com alimentos densos em nutrientes e que tenha gordura e proteína.
A gordura dará energia, enquanto que a proteína, o nosso corpo vai transformar em tecidos.
Melhor proteína, traduz-se em melhor pele, melhores ossos, melhores músculos.
Quais são os dois maiores problemas dos pequenos almoços?
- Juntar fruta com cereais ou lácteos com fruta, que trás muitos problemas para a nossa digestão.
A fruta é digerida muito rapidamente, no entanto, quando em conjunto com estes elementos, ela vai bloquear o nosso canal digestivo, fermentando de forma negativa e causando inflamação.
Deves, por isso, comer a fruta isolada e primeiro que tudo, e várias peças da mesma fruta. Depois uma pausa de uns minutos e de seguida os restantes alimentos com gordura e proteína.
E os cereais ao pequeno almoço?
- Os cereais que são comercializados para as crianças são uma bomba de açúcar, em conjunto com outros ingredientes inflamatórios.
Deves, eliminá-los da sua alimentação. Deixar de os comprar, mesmo!
Explicando de forma sucinta, mesmo os cereais sem açúcar, o corpo terá que produzir insulina para os digerir, porque os digere como açúcar. Quando o pico de insulina desce há mais vontade de comer, maior apetite, não necessariamente fome, e cansaço.
Dá origem, na criança, a más disposições, desconcentração, choros, irritabilidade…
Perante um pico e depois uma baixa de glicémia, o cérebro da criança deixa de ser responsivo, de colaborar, quer parar, descansar.
O bom pequeno almoço, pode ser por exemplo, comida de verdade, de refeição mesmo, ou uma maçã, depois ovos mexidos (ou de outra forma) e, de seguida, frutos secos. Por exemplo.
Com o Método Imunidade Guerreira, as nossas crianças recuperam o seu instinto, recomeçam a ouvir o seu corpo e as suas necessidades e o que lhe faz bem.
Vamos falar de crises de asma…
E, para que possamos diminuir estas crises, vamos começar pela própria casa.
Retirar todos os produtos convencionais de limpeza da nossa casa. Desde os mil e um detergentes para o chão, WC, mosaicos, madeira…substituir por produtos feitos por ti, simples e básicos.
E porquê a importância desta substituição?
Porque toda a toxicidade destes produtos vai implicar diretamente com a saúde do teu filho, quer seja pelo ar que eles respiram quer seja pelo toque, entrando na corrente sanguínea pela pele.
O sistema imunitário da criança não vai lidar bem com esse ambiente e vai passar a maior parte do tempo a inflamar. E caso já exista alguma fragilidade nas vias respiratórias, a inflamação será mais intensa.
Mas não é só…
Com o Método Imunidade Guerreira, e os seus 6 passos, vais conseguir, não só perceber as causas, como também, fazer uma eliminação dos fatores que inflamam o teu filho, até chegares a um ótimo nível de saúde.
Os 6 pilares consistem em:
- Desintoxicar o teu ambiente, mantendo-o saudável;
- Melhorar a nutrição do teu filho, alimentando-o com alimentos que melhoram o seu intestino, o seu microbioma e a sua flora intestinal;
- Aprender a usar as soluções da medicina natural, desde a Homeopatia, a aromaterapia, os Florais, para que possa tratar o teu filho de forma natural sem prejudicar o seu microbioma;
- Aumentar o autocuidado emocional;
- Aumentar, ainda, a energia vital nos teus filhos, para que o seu organismo se autorregenere e assim ter uma Imunidade Guerreira;
- E, por fim, vais reunir o conhecimento e a segurança para tomar as melhores decisões para a saúde do teu filho.
E qual a sua importância para a asma?
Porque cada um destes passos reúne a informação, que é bastante, para que possas ir diminuindo e eliminando as causas da asma do teu filho.
Ao diminuíres estas causas, diminuis a intensidade e a sua recorrência. E com o tempo, talvez, até, acabar com elas.
E as otites, podemos tratar de forma natural?
Precisamos perceber que as vias respiratórias e o canal auditivo estão ligados, e nas crianças existe uma abertura maior.
Assim, o ouvido inflama, muitas vezes, pelas inflamações nas vias respiratórias.
Caso o teu filho tenha tido mais do que uma otite seguida, evita as lavagens nasais. Isto para evitar que a inflamação viaje dos seios nasais para o canal auditivo, podendo, assim causar uma otite.
Uma nota a reter, tem a ver as lavagens nasais, que em quantidade, reduz o microbioma, permitindo que a inflamação se instale mais facilmente.
O microbioma que vive nas vias respiratórias, vai lutar contra os patogénicos que aí se querem alojar. Se o microbioma estiver perturbado, fragilizado, não vai conseguir proteger a criança de forma eficaz.
Convém manter, preservar e fortalecer este pequeno exército.
Como o microbioma contem neurónios, envia impulsos ao cérebro, o centro de comando, para que ele envie anti-inflamatórios e antibacterianos, endógenos, que fazem parte do nosso corpo, para combater as inflamações.
E como podemos preservar o nosso microbioma?
- Conservando um ambiente livre de tóxicos, como os produtos de limpeza;
- Evitando os medicamentos farmacológicos, antibióticos, que são altamente tóxicos, também;
- Mantendo uma alimentação instintiva, que promove imenso a nossa flora e microbioma.
É necessário ficarmos alerta, pois estes tratamentos, farmacológicos, podem estar a promover essas mesmas otites. A forma de tratar é de extrema importância, num futuro próximo e na recorrência da doença.
Mas se a otite provém de uma congestão nasal…
Neste caso, devemos perceber qual a causa dessa congestão e eliminá-la. Eliminar essa ranhoca.
Quando a criança é saudável, com um microbioma saudável, não terá ranhocas constantes, congestões, inflamações e otites constantes.
Como é possível ter uma criança com um microbioma saudável?
Seguindo todos os passos do Método Imunidade Guerreira, os 6 pilares fundamentais, para a tua criança chegar a um ótimo nível de saúde.
Como nos podemos libertar das secreções nasais?
Se existe secreção nasal, existe inflamação. Ter muita ranhoca, não é normal.
Se for eliminada a causa da inflamação, também desaparecem as secreções.
E é possível descobrir a causa através dos 6 passos, do Método Imunidade Guerreira, ao mesmo tempo que aprendes as formas de tratar todos estes problemas, de forma natural.
Lavar, fazer vapores, aspirar, não cura. São apenas um penso rápido para a situação no momento. Não curam a inflamação da criança, nem as suas vias respiratórias inflamadas.
Nem mesmo nos bebés. O importante é tratar a inflamação, para que deixe de haver muco.
Para além de não curarem, estas “soluções”, agridem o microbioma das vias respiratórias, aumentam a quantidade de muco nas vias respiratórias e podem precipitar as otites.
A longo prazo, podes não ligar alguma situação de saúde do teu filho a estas lavagens, mas até podem ser consequência destes artifícios.