Os alimentos probióticos ajudam o organismo a encontrar o equilíbrio saudável. Interferem na cultura de bactérias saudáveis que nos habita – o microbioma.
Probióticos são bactérias e fermentos presentes naturalmente no nosso organismo, que contribuem para a tua saúde.
A sua presença pode ser comprometida por vários factores como a alimentação, o stress, uso de antibióticos, etc…
Na semana passada falámos de homeopatia para a gastroenterite, a doença é um exemplo de stress que o organismo precisa de superar.
Toda a gente precisa tomar probióticos?
Quem faz uma alimentação e estilo de vida saudável e não tomou antibióticos ou medicamentos recentemente não precisa de tomar suplementos probióticos.
No entanto consumir alimentos fermentados é saudável e contribui para manter o equilíbrio do organismo.
Os alimentos não são o mesmo que um suplemento. São mais naturais e subtis na sua acção, sem contra-indicação, perigo de sobredosagem ou intolerância.
O que são alimentos fermentados?
São alimentos submetidos a um processo de fermentação que os torna mais fáceis de digerir e aumenta o seu conteúdo de probióticos.
Fermentar alimentos prolonga a vida útil dos nutrientes e potencia a sua absorção ao acrescentar fermentos e bactérias que melhoram a nossa digestão.
Mas como é que os probióticos nos protegem das doenças?
Um corpo habitado pelas bactérias certas não cria a oportunidade para as más bactérias entrarem.
Um organismo desprovido da sua flora bacteriana natural é terreno fértil para a doença.
Por isso é tão importante cultivar um microbioma saudável, tem um corpo habitado das bactérias que são saudáveis e contribuem para o seu bem-estar e felicidade.
Published with StoryChief