Posted on

Homeopatia, terapia floral, aromaterapia, quais as diferenças? Quais as semelhanças?

terapia_floral_cristina_figueira

Homeopatia, florais e aromaterapia podem complementar-se?

Podem e devem complementar-se pois actuam em níveis de saúde diferentes e podem tornar possível uma saúde mais plena, mais energia e uma mente tranquila e livre.

O que é a homeopatia?

Criada pelo médico Samuel Hahnemann, a homeopatia é um tipo de terapia de tratamento considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma medicina alternativa e complementar, de uso familiar.

Existem duas correntes bastante diferentes da homeopatia: a clássica e a moderna ou contemporânea.

Homeopatia Clássica:

  • um princípio activo de cada vez
  • baseada na totalidade das queixas
  • reequilibra o organismo no seu todo
  • avaliamos o efeito daquele princípio activo e reajustamos o tratamento
  • os efeitos são permanentes

Homeopatia Moderna:

  • fórmulas de vários princípios activos
  • baseada na queixa principal
  • suprime os sintomas
  • não sabemos qual dos princípios activos actuou, ou qual falhou
  • os efeitos duram enquanto se toma

E a terapia floral é o mesmo que óleos essenciais?

São totalmente diferente na sua preparação, indicação terapêutica e modo de usar.

A terapia floral baseia-se nas qualidadesdas plantas, que são extraídas para a água. Esta água chega-nos em gotas para tomar oralmente.

Como o nosso organismo é constituído maioritariamente por água, uma vez que o floral entra em contacto com o nosso corpo as qualidades das flores impregnam-se em nós, modelando a nossa transformação emocional.

A terapia floral é indicada para o emocional, estimula-nos a desenvolver as qualidades necessárias para superar as dificuldades emocionais. É uma terapia maravilhosa de superação e transformação.

Óleos essenciais e aromaterapia são usados como?

Óleos Essenciais são o sangue da planta, são compostos produzidos pelas plantas para que possam sobreviver. São substâncias químicas naturais.

Para serem produzidos e comercializados corretamente devem vir de fontes renováveis, desde a sua plantação, a colheita e a extração. Incluem ainda, fatores climáticos e externos como a escassez de matérias primas, tipo de armazenamento, de embalagem, de transporte para preservação da sua qualidade e manter as propriedades terapêuticas da planta de origem.

O valor do óleo essencial é estabelecido, principalmente, pelo rendimento conseguido durante o processo de extração, isso consequentemente inclui a quantidade da substância produzida por cada planta, por ser uma substância 100% natural.

Por exemplo, para  extrair 1 litro de óleo essencial de Eucalipto globulus são necessários em torno de 60 kg da planta; o mesmo 1 litro de rendimento na extração do maravilhoso óleo essencial de Rosa são colhidas em média 4 toneladas de pétalas de rosas.

A aromaterapia é a terapia que usa os óleos essenciais para melhorar o estado de saúde através dos óleos essenciais. As formas de aplicação são as mais variadas, como pro exemplo os banhos terapêuticos, inalação através de difusor, aplicação através de roll on, etc, sempre através de diluição.

A aplicação dos óleos essenciais deve sempre ser orientada por uma aromaterapeuta certificada.