O EFT – Emotional Freedom Technique – que podemos traduzir como Técnica de Libertação Emocional, tem ganho cada vez mais adeptos. Esta procura deve-se ao apoio e melhoria de questões emocionais e psicológicas de forma simples e eficaz.
Este método também é conhecido como tapping (batidas) ou acupuntura sem agulhas. O objetivo é corrigir os desequilíbrios no sistema energético do corpo, através de leves estímulos nos meridianos, canais por onde passa a nossa energia.
Ficaste curiosa e queres saber mais sobre esta técnica? Então continua a ler!
EFT (Técnica de Libertação Emocional): Como funciona e quais são os benefícios
A Técnica de Libertação Emocional como a conhecemos hoje foi desenvolvida pelo engenheiro americano Gary Craig. No entanto, a sua primeira vertente foi desenvolvida pelo Dr. Roger Callahan, em 1979, e intitulada como técnica TFT (Terapia do Campo do Pensamento).
O princípio da técnica baseia-se na crença que todas as emoções negativas (como raiva, angústia e medo) e traumas são causadas por uma interrupção do fluxo de energia do nosso corpo.
Ao corrigir esses desequilíbrios a cura pode acontecer mais rapidamente. Por isso, Craig criou uma sequência única que possibilita o tratamento de qualquer desordem psíquica, física ou emocional.
A sessão de EFT trabalha com a conexão entre corpo e mente, através de uma sequência de leves batidas com a ponta dos dedos em pontos estratégicos. Ao mesmo tempo são utilizadas frases de libertação emocional.
São estimulados 9 pontos principais, tal como acontece na acupuntura.
- Ponto do karaté
- Ponto entre as sobrancelhas
- Ponto na lateral dos olhos
- Ponto abaixo dos olhos
- Ponto entre nariz e boca
- Ponto entre boca e queixo
- Ponto da clavícula
- Ponto abaixo da axila
- Ponto do topo da cabeça
Cada um destes pontos é estimulado por um curto período. Caso a pessoa não se sinta melhor, o mesmo processo é feito até que seja alcançado um resultado positivo.
Conforme mencionei, a técnica pode ser utilizada para tratar diversos transtornos de ordem física, emocional ou psíquica. Assim, pode ajudar quem sofre de:
- Enxaquecas
- Raiva
- Stress
- Ansiedade
- Compulsões
- Traumas
- Luto
- Depressão
- Fobias
- Vícios
- Entre outros
As sessões ajudam a proporcionar a libertação das emoções negativas. Grande parte das vezes estes sentimentos são obstáculos inconscientes que nos impedem de viver de forma próspera e em harmonia.
Estas emoções negativas são desencadeadas ao sintonizarmos determinados pensamentos que podem resultar num bloqueio do nosso sistema energético. O EFT tenta libertar os canais de energia para que fluam novamente de modo a equilibrar o corpo.
Para quem é indicada?
A Técnica de Liberação Emocional é muito simples, e pode ser feita em qualquer pessoa, inclusive por autoaplicação.
Após identificar o problema, é realizada a sequência de estímulos nos meridianos até que o problema desapareça. As sessões geralmente duram entre 45 e 60 minutos.
Não existem limitações de problemas físicos ou emocionais para o tratamento com EFT, já que não existem efeitos colaterais negativos associados às sessões.
Em suma, a Técnica de Liberação Emocional é um procedimento indolor, não havendo utilização de agulhas, pílulas, remédios ou uso de forças sobre o corpo.
É importante frisar que alguns casos mais complexos, que envolvam situações mais traumáticas, podem exigir a ajuda de um terapeuta de EFT credenciado e certificado.
Como a técnica está a difundir-se rapidamente, já existem muitos profissionais qualificados. Assim, se quiseres marcar comigo a tua sessão, estou ao teu dispor.
É ainda importante frisar que pode ser utilizada também como terapia complementar em tratamentos que exigem o uso de medicamentos de uso contínuo. Nestes casos age como um fator coadjuvante ao tratamento convencional para a saúde emocional.
Porém, é importante alertar que nesses casos não se deve suspender nenhum medicamento sem a expressa recomendação do médico ou profissional de saúde.
Experimenta uma sessão de EFT e sente os seus benefícios ao ganhares bem-estar na tua vida.