Posted on Leave a comment

Percebe porque é que a dieta cetogénica é o melhor estilo de vida a seguir

Percebe porque é que a dieta cetogénica é o melhor estilo de vida a seguir

Apesar da sua popularidade crescente, a dieta cetogénica teve origem no início do século XX, mais especificamente em 1921. A mesma foi desenvolvida pelo médico americano Russell Wilder.

O objetivo do doutor Wilder era criar uma dieta que funcionasse como controlo complementar no tratamento da epilepsia. De lá para cá, outros médicos passaram a reconhecer os seus benefícios também como forma de emagrecimento.

No artigo de hoje vou explicar como funciona esta dieta, e porque é tão recomendada por profissionais como um excelente método para manter a saúde.

Dieta cetogénica: Como funciona e quais são os benefícios para a saúde

O nome “dieta cetogénica” faz referência a um processo chamado de cetose, que é uma espécie de queima de gordura estimulada pela restrição da ingestão de hidratos de carbono.

Ao restringir drasticamente o consumo deste nutriente, o organismo procura outras fontes de combustível para as células. E, a gordura é a fonte de eleição, já que é o nutriente mais ingerido neste estilo alimentar.

Quando pensamos em dietas focadas no emagrecimento, a maioria dos esquemas para perder peso baseiam-se na restrição calórica. No início essas dietas podem até funcionar, contudo quem as segue não o consegue manter a longo prazo.

E o que acontece é que depois de algum tempo voltam ao consumo calórico anterior e consequentemente tornam a ganhar peso. Cenário que não acontece quando se adota este tipo de alimentação.

Em que consiste exatamente a dieta cetogénica?

A principal estratégia presente na dieta é um rearranjo alternativo entre os macronutrientes que devem compor a alimentação. Aqui, a grande fonte de energia passam a ser as gorduras invés dos hidratos de carbono.

Sem esses hidratos, o corpo é praticamente forçado a procurar além da gordura que vem dos alimentos. Portanto recorre aquela que já está acumulada no nosso corpo para obter energia para as células.

Tudo isto resulta na perda de peso, mas também no reequilíbrio metabólico e hormonal.

De facto, no início não é fácil seguir essa alimentação. Isso acontece porque o nosso corpo já está habituado ao consumo de hidratos de carbono e naturalmente “pede” este tipo de nutriente.

Por isso é necessário um processo de reeducação alimentar. Porém, a longo prazo é uma forma de comer que permite uma mudança de hábitos permanente e efetiva.

Quem efetivamente consegue levar a cabo a implementação da alimentação cetogénica, dificilmente volta atrás. Isso ocorre porque sente energia, clareza mental e vitalidade.

A par disso, as hormonas que sinalizam a saciedade elevam-se e as que sinalizam fome acabam por estar menos presentes. Por este motivo, quem segue a alimentação cetogénica dificilmente volta a ganhar peso.

Os principais benefícios da dieta cetogénica

De certeza que já tens uma boa noção acerca dos benefícios deste tipo de dieta, porém vou falar sobre mais alguns.

O tipo de alimentação convencional do nosso dia a dia não nos faz bem, seja pelo aumento de peso ou pela falta de saúde. Estes são apenas alertas vermelhos que o nosso corpo nos dá sobre os nossos maus hábitos alimentares e estilo de vida.

Introduzires esta dieta na tua rotina pode proporcionar:

  • Perda de peso
  • Perda de gordura abdominal
  • Controlo do açúcar no sangue
  • Redução da pressão arterial
  • Redução dos sintomas de síndromes metabólicas
  • Inibição do apetite

E o melhor de tudo, é que podes beneficiar de todos estes aspetos sem precisares fazer uma dieta extremamente restritiva. Entre os alimentos permitidos estão:

  • Carnes brancas e vermelhas
  • Peixes
  • Ovos
  • Queijos
  • Legumes
  • Azeite

Lembra-te, perder peso sem mudar o sistema alimentar não traz resultados rápidos nem resultados que perduram. Consulta um profissional e muda o teu estilo de vida para melhor com a dieta cetogénica.

Se depois de leres este artigo ficaste com vontade de mudar a tua alimentação mas não sabes por onde começar, posso ajudar-te. Aqui encontras acesso ao meu mais recente curso de alimentação saudável e detox. O melhor é que é totalmente gratuito. Aproveita

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *