Posted on

O que é o microbioma?

O que é o microbioma?

O microbioma humano é o conjunto de microorganismos que habita o nosso corpo.

Mantém o nosso equilíbrio bacteriológico e saúde digestiva.

O seu desequilíbrio representa problemas de saúde.

Como perdemos a saúde do microbioma?

A influência dos produtos químicos a que estamos expostos, como os detergentes, ambientadores, produtos de higiene pessoal e cosmética, medicação, poluição química, perturba o equilíbrio do nosso microbioma.

A degradação da mucosa intestinal torna o intestino permeável a estes químicos perturbadores e permite a sua absorção no organismo humano.

Os desequilíbrios emocionais e psicológicos têm vindo a ser relacionados por vários estudos, com o desequilíbrio do microbioma.

Como repôr as bactérias que perdemos?

O consumo de alimentos fermentados tem um potencial incalculável na reposição do equilíbrio bacteriológico do nosso organismo.

Na antiguidade e em civilizações mais tradicionais do oriente, os alimentos fermentados são utilizados como medicamentos para tratar várias doenças.

A fermentação é um processo ecológico para a civilização, que promove a relação simbiótica do homem com o seu habitat.

A fermentação tem vindo a ser estudada como futuro da nutrição humana, dada a biodisponibilidade de nutrientes conseguidos e o restabelecimento do equilíbrio do microbioma.

A introdução de enzimas digestivas na alimentação tem um papel muito importante para restabelecer a digestão saudável.

No processo de fermentação os açúcares são digeridos por bactérias e fermentos, contendo grande variedade de bactérias vivas.

Que alimentos fermentados consumir?

Os vegetais fermentados oferecem melhor sabor aliado a alto valor nutricional e microbiológico.

São exemplos o sauerkraut, ketchup caseiro fermentado, pickles fermentados com sal, nunca com vinagre.

As culturas vivas probióticas oferecem uma gama de bactérias muito diversificada, bem como enzimas e bifidobactérias em perfeita simbiose.

Quefir, Tíbicos, Kombucha, Gingerbug, Caspian, Viili e Jun são exemplos de algumas culturas vivas bastante conhecidas com grande capacidade de repopulação do microbioma humano.