Posted on Leave a comment

Porque é que as medicinas alternativas têm cada vez mais adeptos

Porque é que as medicinas alternativas têm cada vez mais adeptos

As medicinas alternativas são cada vez mais procuradas, e a cada ano que passa estas propostas têm ganho cada vez mais adeptos.

As mesmas reúnem conhecimentos milenares, e são a melhor opção para quem quer ter mais saúde sem se submeter a tratamentos invasivos ou medicação de longo prazo. Além disso, podem ser utilizadas em conjunto ou como substituição dos tratamentos convencionais.

Mas, porque é que estes métodos alternativos têm conquistado o interesse de cada vez mais pessoas? No artigo de hoje vou explicar os principais fatores que levam à escolha da medicina alternativa.

Medicinas alternativas: O que explica o aumento no interesse destas terapias?

As terapias alternativas consistem em métodos de tratamento que diferem daquilo que conhecemos como medicina convencional. A sua dinâmica de funcionamento baseia-se em tratar o indivíduo como um todo, e não somente um sintoma específico.

De acordo com as medicinas alternativas muitas doenças são resultado de desequilíbrios físicos, espirituais e energéticos. Portanto, as terapias atuam nestes três campos para trazer harmonia ao indivíduo.

Ao alinhar e equilibrar todas as áreas do organismo, cria-se um ambiente interno propício para a cura de doenças.

As técnicas e métodos utilizados nestas medicinas são baseadas em conhecimentos milenares, provenientes de diferentes culturas. Podem consistir na utilização de chás, tratamentos energéticos, prática de meditação…

O principal objetivo deste tratamento é a cura de forma integral e de dentro para fora. Ou seja, não trata somente os sintomas de uma doença ocasional. E este é o principal motivo que leva muitas pessoas a tornarem-se adeptas deste tipo de medicina.

A verdade é que os medicamentos convencionais eliminam os sintomas. Mas muitas vezes têm efeitos secundários que podem causar problemas de saúde a médio ou longo prazo.

Isso acontece essencialmente porque a supressão dos sintomas transporta a resposta biológica para um plano mais interno. E deste modo esta resposta pode ficar latente durante meses ou anos.

Porém, mais cedo ou mais tarde a mesma irá acabar por se manifestar de forma mais grave do que a doença relativamente à qual os efeitos foram suprimidos.

Já a medicina natural, através de terapias alternativas, trata a pessoa como um todo. Ou seja, atua em todas as dimensões do ser, cura efetivamente, e não tem efeitos secundários.

Conhece algumas medicinas alternativas

As terapias alternativas possuem diferentes abordagens, e cada uma das terapias adequa-se a diferentes situações. Vê a seguir as modalidades mais tradicionais.

1 – As fórmulas de homeopatia

A homeopatia é provavelmente a terapia alternativa mais conhecida e utilizada. São muitos os médicos que adotam estes tratamentos junto dos seus pacientes, que podem substituir ou complementar os medicamentos convencionais com medicamentos homeopáticos.

A terapia homeopática atua através do desencadeamento de estímulos que realinham o sistema imunitário e a energia vital do paciente.

Esta é uma das terapias alternativas mais estudadas e reconhecidas pela comunidade médica do mundo inteiro.

2 – As fragrâncias da aromaterapia

A aromaterapia também é considerada como um método de tratamento alternativo e natural, tendo por base os óleos essenciais extraídos das plantas. Pode ser utilizada para tratar sintomas físicos, emocionais e psicossomáticos.

Os aromas dos óleos são capazes de despertar diferentes emoções e reações no nosso corpo, como relaxamento, aumento de energia, concentração, fortalecimento do sistema imunitário…

3 – Os pontos da acupuntura

Proveniente da Medicina Chinesa, a Acupuntura é uma terapia reconhecida pela OMS – Organização Mundial de Saúde. Este reconhecimento deve-se aos ótimos resultados obtidos pela técnica e simultaneamente por ser um método não invasivo.

A acupuntura consiste no estímulo mecânico de pontos específicos em regiões do corpo, e visa trazer alívio para dores e sintomas de doenças físicas e psicológicas.

Numa realidade em que a indústria farmacêutica controla boa parte dos interesses económicos, é importante valorizar os métodos e tratamentos naturais e alternativos.

Se procuras mais qualidade de vida e bem-estar considera tornares-te numa adepta das medicinas alternativas. Cuida do teu corpo e da tua saúde sem utilizares medicamentos tóxicos ou tratamentos invasivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *