Publicado em

Queres acabar com a celulite?

O que é a celulite e porque aparece?

A celulite é uma condição de saúde, uma acumulação de gordura por baixo da pele, na hipoderme.

Como existe gordura em excesso o corpo inflama.

Esta camada de gordura acumulada e esta inflamação resultam da desregulação dos sistema hormonal da mulher, causada pelo aumento do estrogénio.

O estrogénio é uma hormona de proteção e de inflamação e que aumenta quando o corpo se sente ameaçado.

Em primeiro lugar, o aumento desta hormona é causado pela utilização de contracetivos hormonais, que é um dos principais causadores da celulite. A inflamação e a celulite também aumentam como o consumo de alimentos tóxicos, a utilização de produtos químicos e tóxicos usados, quer na nossa higiene, cosmética, limpeza da casa e os produtos plásticos.

Se o estrogénio aumenta, a inflamação aumenta e, por isso, a celulite também aumenta. Um ciclo que precisa ser quebrado.

Qual a relação do excesso de peso e dietas, com a celulite?

Quem tem excesso de peso, tem uma maior acumulação de gordura e esse excesso vai acumular-se por baixo da pele.

Muitas vezes, quando se inicia uma dieta, a celulite fica mais visível, apesar de existir uma redução de gordura. Isto porque os nódulos e a rugosidade da gordura tornam-se mais visíveis na pele com a diminuição do peso.

Em fase de dieta devemos sempre contar com esta situação, pois estamos a movimentar as gorduras e o espaço de pele será menor. Não é um retrocesso mas, sim, uma fase passageira. Não devemos, nunca, desistir, se isto acontecer.

Perder celulite também será uma forma de emagrecer, porque um processo não será independente do outro. Afinal, celulite é gordura.

O emagrecimento não pode ser apenas um padrão de beleza.

Temos que ter a consciência de que existindo excesso de gordura no organismo o nosso corpo não está saudável e necessita ser cuidado. É um corpo pesado, sem força, sem energia e sem vitalidade.

A questão da beleza está subjacente a outra prioridade, que deve ser tornar o nosso corpo saudável e fit, com uma maior e melhor performance.

Que alimentos contribuem para a celulite?

O açúcar e os hidratos de carbono são extremamente inflamatórios para o nosso corpo.

Alimentos, como a soja e carnes de criação intensiva, por causa da medicação usada para o seu rápido crescimento, aumentam o estrogénio, que por sua vez aumentam a inflamação e a celulite.

Como acabar com a celulite?

Para acabar com a celulite primeiro que tudo, devemos tratar a inflamação do nosso corpo e diminuir o estrogénio, tratando de dentro para fora e não, apenas, com cremes.

1 – O método contracetivo deve ser revisto e aliado a uma boa alimentação, para diminuir o estrogénio e reduza a celulite.

2 – Devem ser consumidas carne e lacticínios de pastoreio, em vez de criação intensiva.

3 – Cortar a soja, o açúcar e os hidratos de carbono, vai contribuir para a diminuição da celulite.

4 – No que diz respeito à alimentação, para além do anterior, devemos modificar o que consumimos e a forma como consumimos. Os horários a que nos alimentamos e as porções dos grupos de alimentos que consumimos diariamente.

O aumento da insulina, deve-se a esta inconstância na alimentação. Deve ser feito um jejum fisiológico de, pelo menos, 12 horas, devemos ouvir quais são realmente as nossas necessidades, ou seja, comer de forma mais consciente e não emocional (falarei sobre este assunto num outro artigo) e apostar num jejum intermitente, mais longo, dando continuidade ao jejum fisiológico.

Ao aumentar a nossa resistência à insulina, aumentamos a nossa resistência à saciedade e, por isso, os períodos sem nos alimentar-nos. Devemos depois fazer refeições saciantes e ricas.

O facto de comermos de duas em duas horas, não é saudável para nenhum sistema do nosso organismo, desde o digestivo ao reprodutor, e até para a visão, provocando um envelhecimento precoce.

5 – Eliminar os produtos químicos e tóxicos da nossa vida e do nosso dia-a-dia, também irão ajudar na eliminação da celulite.

Aliando todos estes pontos, iremos manter um padrão de saúde ótimo e desinflamar o nosso organismo, acabando, assim com a celulite.

6 – Os banhos frios ajudam a consumir e a oxidar a nossa gordura em excesso, porque esta gordura vai ser utilizada, como fonte de energia para produzir calor.

7 – Depois de pôr em prática os pontos anteriores, podemos avançar para outros tratamentos, como as massagens. No entanto, só irá resultar se os hábitos anteriores já tiverem enraizados, caso contrário, no espaço entre os tratamentos voltará tudo à forma inicial.

8 – Um bom preparado anti celulite, também irá acelerar o processo de acabar com a celulite, numa fase em que já esteja a ser feita uma limpeza de dentro para fora.

Este preparado, sozinho, não será suficiente para acabar com a celulite.

7 – A utilização de óleos essenciais, também serão um acelerador para acabar com a celulite.

Que sintomas são causados pela celulite?

A celulite pode causar dor, num nível médio-grave.

É causa de má circulação e não, o contrário. Ou seja, não é a má circulação o motivo para não perder gordura.

Existe uma sensação constante de pernas pesadas e cansadas e falta de mobilidade.

Os transtornos metabólicos, que devem ser identificados por um terapeuta, para que possam ser tratados.

Os nossos hábitos e o nosso estilo de vida são essenciais para acabar com a celulite e com a desinflamação, promovendo um organismos saudável e uma imunidade guerreira.