A pele possui uma gordura própria que a protege dos raios UVA e UVB. Esta gordura, natural e protetora, vai sendo eliminada através do uso de artigos de higiene e limpeza que usamos no nosso dia-a-dia e que são, na sua maioria, tóxicos.
Deves optar por produtos o mais naturais possível, para que possas proteger a pele.
O protetor solar vai evitar, apenas, que a nossa pele se queime, porque a verdadeira proteção acontece com todos os cuidados que tenhas.
O mais importante para a proteção são os horários a que nos expomos ao sol. Devemos aproveitar o início da manhã e ao final da tarde para apanhar sol e, sem protetor solar. Estas horas variam no próprio dia e durante o ano.
Nunca te deves expor ao sol durante as horas de maior calor, por uma questão de saúde. São muito perigosas e prejudiciais à saúde em geral e, em particular, da pele.
As horas certas aliadas a um chapéu de abas largas, uma roupa para proteção feita de lycra de algodão de manga comprida, caso estejam desconfortáveis com o calor, basta molharem-se de novo. E é o suficiente para proteger a criança.
Os bebés, a partir de um ano, poderão, também, estar expostos ao sol, a partir das 18h.
O que sabes sobre óculos de sol?
Uma nota interessante, sobre os óculos de sol que não são bons protetores e desestabilizam o bom funcionamento do nosso organismo. Os óculos não permitem que os músculos oculares se reforcem e acabam por ter impacto a nível do equilíbrio do corpo.
Os olhos precisam de se reforçar, e em contacto com a luz do sol esse exercício e esse reforço é feito de forma natural que permite os nossos olhos estarem saudáveis.
Excluímos, claro, doenças específicas ou mesmo intervenções cirúrgicas.
Sabes que existem locais em que o uso de protetor solar é proibido?
Já existem muitos locais em que o uso do protetor é proibido, pelo simples facto do mesmo ser bastante gorduroso, e muitos deles tóxicos, e isso contribui para a destruição da fauna e flora marinha.
Os protetores solares são, também prejudiciais, pelos seus ingredientes tóxicos e cancerígenos, prejudicam a nossa imunidade, a saúde em geral e a pele.
Para pessoas que estão mais expostas ao sol, a melhor opção serão os protetores solares feitos a partir de nanopartículas de zinco, como o que é feito pela Mãe Gaia. Será uma proteção FPS de 30 a 50, uma ótima barreira de proteção, que não polui nem prejudica a saúde.
O que sabes sobre o FPS?
O FPS é o índice de proteção dos protetores solares e determina o tempo que estás protegida do sol.
Funciona diferente de pessoa para pessoa, da sua constituição e consoante as horas em que estás exposta ao sol.
Podem variar e ir de 10 até 50+, isto quer dizer que com um protetor de índice 10 estás protegida por 10 minutos e com um de índice 50, estarás protegida por volta de 1h 2 30 minutos. Como vês a diferença não é por aí além. O importante mesmo são as horas de maior calor e um bom chapéu na cabeça.
Como podes calcular o FPS que será o ideal para ti?
Dme é o tempo de exposição naquele horário, que o indivíduo demora até ter um eritema (vermelhidão).
Para calcular o FPS = DME pele protegida / DME pele desprotegida. Ou seja, se considerares que demoras 10 minutos até ter a pele vermelha, com um FPS 15, vai demorar 150 minutos.
O melanoma, por exemplo, é uma degeneração celular, provocada pelo modo estilo de vida e propensão genética, que em maior contacto com o sol, tem tendência a evoluir muito mais rapidamente do que com uma exposição saudável e controlada.
E os alimentos mágicos para o bronze, conheces?
Desde pequena que ouvia dizer que comer cenouras ajuda a bronzear, então lá comia eu todas as cenouras que conseguia antes e na praia.
Isto acontece porque a cenoura contém Betacaroteno, o que ajuda a que o bronze tenha uma cor mais bonita. Mas para isso terias que consumir uma quantidade enorme de cenouras. Podes sim optar por suplementos de betacaroteno.
O tomate, por exemplo, que possui o licopeno, e que está comprovado, que ao ingerir tomate concentrado, suplementos de licopeno ou grandes quantidades de tomate a pele não se queima tão rapidamente.
O licopeno é um FPS natural que funciona de dentro para fora.
Manchas que aparecem depois da exposição ao sol.
Manchas escuras e manchas brancas que aparecem com a exposição ao sol, resultam de distúrbios hormonais, de distúrbios intestinais, até da alimentação e stress. Podem aparecer depois da exposição ao sol, mas podem não estar diretamente relacionadas com isso, mas sim com os hábitos de vida.
Adotar hábitos de vida saudáveis, como a alimentação, reduzir a utilização de produtos tóxicos, atentar na nossa respiração, exercício e exposição ao sol nas horas consideradas saudáveis, será a melhor proteção solar que poderás dar ao teu corpo, organismo e imunidade.