As emoções e sentimentos são características únicas dos seres humanos. As mesmas influenciam o modo como amamos, aprendemos, trabalhamos e construímos sentido para a nossa existência. E, muitas vezes, para colocarmos os nossos sentimentos e emoções no lugar é preciso meditar.
Os mesmos sentimentos que nos fazem viver experiências únicas também podem causar obstáculos nas nossas vidas. Isso ocorre principalmente quando não sabemos geri-los da melhor forma. E é aí que o hábito de meditar pode ajudar.
Muitos ainda são céticos acerca dos benefícios da meditação, por não saberem o que é e como funciona. Por isso, e para quem deseja conhecer mais sobre esta técnica, elaborei este artigo com tudo o que precisas saber.
Meditar: Conhece os benefícios para a tua vida
Às vezes, todo o stress e agitação do dia a dia, faz-nos querer apenas chegar a casa, fechar os olhos e desligar completamente de tudo. Isso pode ser alcançado com a meditação, que quando feita da maneira correta aporta diversos benefícios.
Vê a seguir 5 motivos pelos quais deves adotar o hábito de meditar diariamente, melhorando assim a qualidade de vida.
1 – Ameniza o stress e a ansiedade
O stress e a ansiedade são reações naturais do nosso corpo quando enfrentamos situações difíceis ou desafiadoras. Porém, quando estes sentimentos são intensos e persistentes, podem causar diversos problemas de saúde (física e mental).
Está comprovado que a meditação ajuda na redução dos níveis de adrenalina e de cortisol, que são as hormonas relacionadas a transtornos ansiosos e stress.
Além disso, meditar ainda proporciona o aumento da produção de endorfina, dopamina e serotonina. Estes são neurotransmissores que estão ligados à sensação de bem-estar e felicidade.
2 – Melhora a concentração e memória
Enquanto se está a meditar, o cérebro sofre algumas alterações estruturais. Isso acontece especialmente em áreas relacionadas à aprendizagem, formação e armazenamento das memórias.
Tais alterações resultam numa melhoria considerável das funções, como a memória e concentração. Estes resultados comprovam e demonstram os benefícios cognitivos trazidos pela prática.
3 – Fortalece o sistema imunitário
Estudos também apontam que a meditação pode influenciar o fortalecimento do sistema imunitário. Durante a prática, as áreas cerebrais ligadas aos pensamentos positivos são estimuladas e ativadas, promovendo bem-estar psicológico.
Esse estado de satisfação plena também intensifica a atividade da telomerase, uma enzima que atua na manutenção das células do sistema imunitário.
Dessa forma, o organismo fortalece e aumenta a produção de anticorpos, ficando menos suscetível ao desenvolvimento de doenças.
4 – Promove equilíbrio emocional
A meditação traz ainda outros benefícios relacionados ao alívio dos sintomas da depressão e diminuição das alterações de humor.
Com o domínio das técnicas de respiração e concentração, é possível meditar a qualquer hora e em qualquer lugar. Ao meditar alcança o equilíbrio entre o corpo, mente e alma. E, dessa forma mantém as emoções em harmonia promovendo bem-estar.
5 – Melhora a qualidade do sono
O relaxamento proporcionado pela meditação também pode ajudar pessoas que sofrem de insónias.
As técnicas de respiração e concentração ajudam o corpo e a mente a relaxar por completo, afastando o excesso de pensamentos e as preocupações da rotina.
Inclusive, a meditação tem sido muito utilizada como tratamento alternativo em casos de insónia. Isso porque ajuda a reduzir ou eliminar o uso de medicamentos, que podem causar dependência ou ter efeitos colaterais adversos.
Como podes observar, são muitos os benefícios trazidos pela meditação à tua vida. Portanto, é importante que adotes esta prática no teu dia a dia para sentires as melhorias.
Acorda 10 minutos mais cedo do que o habitual, senta-te de forma confortável, fecha os olhos e concentra-te na respiração natural do corpo.
Sente o ar a entrar e a sair das narinas, observa o movimento das costelas e da barriga, e todo o movimento da respiração. Em alguns minutos vais sentir-te mais relaxada e pronta para encarar o dia. Tudo isso graças ao ato de meditar!
E, para te apoiar nesse sentido, podes ouvir o meu podcast de meditação que te pode ajudar neste processo.