Posted on

O que são e como funcionam os medicamentos homeopáticos

O que são e como funcionam os medicamentos homeopáticos

Quem procura uma alternativa à medicina tradicional, certamente já deve ter considerado os medicamentos homeopáticos. 

São cada vez mais as pessoas que aderem à homeopatia como terapia. E, entre os adeptos desta terapia complementar, o feedback é unânime: os medicamentos homeopáticos são mais eficazes do que os remédios convencionais.

Hoje explico-lhe como é que estes funcionam. Continue a ler.

Medicamentos homeopáticos: O que são e como atuam no organismo

É essencial iniciar este artigo esclarecendo um equívoco muito comum em relação à homeopatia. Durante muito tempo, os tratamentos homeopáticos foram considerados uma terapia alternativa com bases místicas.

Na verdade, a homeopatia trata-se de um tipo de medicina que procura a cura do corpo de uma maneira global. Ou seja, ela não pretende apenas curar a doença ou tratar os sintomas, mas simples ajudar a alcançar o equilíbrio orgânico do paciente.

Dito isso, vamos aos medicamentos homeopáticos. Estes são obtidos a partir de substâncias denominadas tinturas homeopáticas, de acordo com um processo de fabrico descrito na farmacopeia europeia.

Por norma são usados pequenos grânulos que são impregnados do princípio activo numa diluição definida pelo homeopata. Por serem um veículo de absorção, os grânulos homeopáticos podem absorver cheiros, radiação, etc…

Por esta razão devem ser guardados longe de óleos essenciais, especiarias, perfumes e cheiros intensos. Além disso, devem estar afastados de aparelhos eletrónicos e de medicamentos convencionais, para aumentar a sua duração.

O grânulo pode ser colocado debaixo da língua até se dissolver, nunca em simultâneo com  alimentos e bebidas. Para aumentar a absorção, deve ingeri-los pelo menos 15 minutos antes ou depois de qualquer alimento ou bebida.

Como atuam os medicamentos homeopáticos?

Nos tratamentos homeopáticos, o medicamento não é ingerido para combater diretamente a doença que aflige o organismo.

O seu principal propósito é estimular o próprio corpo de forma ativa neste processo. Assim, consegue que todo o organismo funcione de forma adequada e restabeleça o seu correto funcionamento.

Os remédios formulados por homeopatia podem ser indicados para o tratamento de diversos problemas de saúde, tanto a nível físico como mental.

Através destes medicamentos é restaurada a saúde do corpo uma vez que há aumento da imunidade. Tudo isso ocorre numa ação integral dos sistemas metabólicos.

As terapias homeopáticas podem ser aplicadas em conjunto com os tratamentos convencionais e, em alguns casos, substituí-los. Porém, não é indicado fazer essa substituição sem consultar um profissional, especialmente em caso de doenças graves.

Para manter os medicamentos em bom estado e potencializar os resultados do tratamento, existem algumas recomendações:

  • Evitar exposição à humidade, radiação solar, calor, odores fortes
  • Tomar o medicamento preferencialmente 15 minutos antes ou depois das refeições
  • Evitar o contato das mãos nos grânulos ou comprimidos
  • Não reutilizar o frasco de um medicamento para outro
  • Não se automedicar

Por que optar por estes medicamentos?

A medicina homeopática pode trazer diversos benefícios para a vida do paciente. E, quando comparados com os medicamentos convencionais, os homeopáticos apresentam inúmeras vantagens.

Eles não apresentam toxicidade como os fármacos químicos, e podem ser utilizados com segurança. Além disso, não é um tratamento invasivo e a sua abordagem individualizada vai de encontro à crescente tendência dos tratamentos de saúde.

Também, os medicamentos homeopáticos não causam dependência e possuem melhor relação custo vs. benefício do que outros sistemas terapêuticos.

Em suma, os medicamentos homeopáticos atuam diretamente na energia vital do organismo melhorando a resposta do mesmo com relação às enfermidades.

Dessa maneira, o sistema imunitário fortalece-se. Resumidamente uma pessoa mais resistente a doenças certamente terá uma melhor qualidade de vida!