Publicado em

Alguma vez pensaste em usar cosmética natural no teu dia-a-dia?

Alguma vez pensaste em usar cosmética natural no teu dia-a-dia?

A preocupação com a saúde e bem-estar tem feito com que muitos mudem os hábitos do dia-a-dia. Um dos comportamentos que têm mudado mais radicalmente é a escolha de cosmética natural.

Como tudo o que aplicamos na nossa pele acaba por ser absorvido pelo corpo, as pessoas mudaram de perspetiva. Com isto, a procura por produtos naturais na área da cosmética aumentou significativamente. 

Já alguma pensaste em incluir estes produtos no teu dia-a-dia, mas primeiro gostarias de saber como são fabricados? É mesmo isso que vamos explicar mais à frente!

Cosmética natural: Fica a saber como são produzidos e quais os benefícios para a saúde

Geralmente, a principal dúvida de quem começa a pesquisar acerca da cosmética natural está relacionada às diferenças dos cosméticos convencionais.

Em suma, os produtos naturais são fabricados a partir de ingredientes e matérias-primas mais saudáveis para o corpo.

Em contrapartida, a cosmética convencional é feita com materiais sintéticos e substâncias que muitas vezes são tóxicas para o organismo.

Optar pela cosmética natural significa, além de cuidar da própria saúde, fazer uso de um produto sustentável que não polui o meio ambiente.

A seguir listamos alguns pontos para que possas compreender os benefícios e como são produzidos os cosméticos naturais.

1 – Não possuem parabenos

Os parabenos podem ser considerados as substâncias mais prejudiciais encontradas em cosméticos industrializados, até já são proibidos em diversos países.

Estes químicos são utilizados devido à sua ação antibacteriana. Contudo, muitos estudos apontam que o uso prolongado pode deixar resíduos no organismo humano.

Isso significa que os parabenos, quando absorvidos, podem causar diversas reações no corpo como alergias, irritações e até mesmo cancro.

Este não é um problema da cosmética natural. Este tipo de cosmética é totalmente livre de parabenos e é fabricada com matéria-prima da natureza que tem a mesma ação antibacteriana.

2 – Não são testados em animais

Infelizmente, grande parte dos cosméticos industriais, antes de serem distribuídos no mercado, são testados em animais. Apesar de haver códigos de ética que envolvem estas experiências, a verdade é que não deixa de ser cruel.

No caso dos cosméticos naturais isto não acontece. Os produtos são fabricados de maneira orgânica e com total consciência ambiental. Existe sempre uma preocupação da preservação dos biomas de onde a matéria-prima é extraída.

3 – Valoriza o trabalho local e os ingredientes naturais

Contrariamente aos produtos industrializados, feitos a partir de químicos, os naturais ou orgânicos são criados tendo por base extratos naturais.

Além de ser mais benéfico para a saúde, há também o benefício social. Este tipo de produção fortalece as tradições locais e valoriza os pequenos agricultores. Estes são responsáveis por cultivar as ervas e insumos usados para a criação de produtos verdes.

4 – Livre de corantes e fragrâncias artificiais

Outro grande problema dos cosméticos industriais é a grande quantidade de corantes e fragrâncias artificiais utilizados na produção. Hidratantes, batons e muitos mais possuem altas quantidades destes componentes que são prejudiciais.

Muitos corantes, por exemplo, são criados a partir de metais pesados, como chumbo, zinco e alumínio. Ao usares estes produtos os componentes entram na tua corrente sanguínea, podendo levar ao desenvolvimento de cancro.

O mesmo acontece com as fragrâncias. No caso da cosmética natural, as substâncias são hipoalergénicas (não causam alergias) e possuem maior fixação. Além disso, não deixam resíduos nocivos na pele, unhas ou cabelos.

5 – São biodegradáveis

Quando lavas o cabelo ou tomas banho, tudo o que usas como produto de higiene acaba inevitavelmente por ir parar ao meio ambiente. No caso da cosmética industrial, isso pode prejudicar uma cadeia de seres vivos.

O principal motivo está numa substância chamada triclosan, utilizada como conservante, para aumentar a durabilidade de diversos produtos. O triclosan não é biodegradável e vai se acumulando no meio ambiente, impactando o bioma.

Já a cosmética natural é feita a partir de extratos naturais, portanto é biodegradável. Ou seja, não se acumula na natureza ou interfere nos ciclos naturais dos seres vivos.

6 – Os resultados são ainda melhores

O desempenho da cosmética natural é ainda melhor do que o dos produtos industriais, por isso não tens de te preocupar! 

Ao incluíres estes produtos na tua rotina de beleza, em pouco tempo vais perceber os resultados na pele e cabelo que terão um aspeto mais saudável.

Faz um teste e sente a diferença, além de contribuíres para o meio ambiente, estás a proteger a tua saúde!